terça-feira, 28 de julho de 2009

cinema nomade


partilhando nossas vidas e nossas referencias.

Assistiremos aos filmes Os Mestres Loucos e Eu, um Negro, de Jean Rouch.
Sinopse
O cineasta e etnólogo Jean Rouch fez quase todos os seus 120 filmes na África, aonde chegou aos 24 anos como engenheiro de estradas. Rouch põe em xeque as noções de ficção e realidade. Sobre Eu, um Negro, rodado na Costa do Marfim, ele diria: Sabia que iríamos mais fundo na verdade se, em vez de termos atores, as pessoas interpretassem a própria vida. O filme segue um grupo de amigos que vive de biscates. Aceitando a proposta de Rouch, cada um imaginou ser um personagem, inventou uma história, encenou-a pela cidade e depois, assistindo às cenas captadas (sem som), recriou as falas que havia improvisado. O tempo não desfez em nada a força desse filme. Tampouco amenizou o impacto de Os Mestres Loucos, rodado em Gana. Num cruzamento desconcertante de religião, história e individualidade psíquica, o filme mostra uma seita cujos membros, em transe, personificam figuras do colonialismo inglês. No auge do ritual de possessão um animal é sacrificado e comido pelos "mestres loucos" - trabalhadores imigrantes que logo retomarão seu cotidiano sem mistério. São 26 minutos em que não despregamos os olhos da tela.
Ficha técnica
Título Original: Moir, un noir, FRA, 1958, Cor, 72 '/ Les maîtres fous, FRA, 1955, Cor, 26'
Como sempre, após a sessão haverá um debate sobre a obra, do ponto de vista do pensamento nômade.

A Escola Nômade de Filosofia é um movimento de pensamento livre, desvinculado de qualquer institucionalidade, seja de princípio racional, moral ou religioso. É um movimento que apreende o pensar como potência de acontecimento e criação, livre de qualquer fundação pela Forma.

esse evento é fruto de uma busca... consequencia de encontros que resultaram uma grande potencia de vida e morte.
os moradores da kasa tem o intuito de compartir a vida expor questoes trocar experiencias.
entre amores de lobo, exposiçoes a fragilidade, rompimento com a realidade, crises com a arte, e "coisas da vida" nos deparamos na presença de luiz fugant(gerador de potencia a partir da realidade-existencia. ou um filosofo) que em certo momento foi(esta sendo) de grande influencia na vida de alguns dos habitantes desse espaço nomade. esse bruxo é um louco da escola nomade. foi convidado a gerar fluxos na kasa. sugerio o cinema nomade. e acá estamos.
viva.

sexta 31
a partir das 20h
pça sto epifanio, 275, vila indiana.

escolanomade.org
okupaixaocasaberta.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

late!!!